Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados.

Indústria

Através do uso racional de energia é possível reduzir o peso das facturas energéticas de uma indústria ou mesmo acompanhar o crescimento de uma organização sem aumentar os consumos ou afectar a qualidade da produção.

O primeiro passo para identificar medidas de melhorias no uso da energia e aumentar a eficiência energética nas indústrias, é conhecer a forma como é utilizada a energia, quer nos processos de produção,quer nas actividades de apoio. Uma auditoria  permite conhecer onde, quando e como a energia é utilizada, qual a
eficiência dos equipamentos e onde se verificam desperdícios de energia , sendo por isso uma ferramenta fundamental na economia de energia.



O aumento da eficiência energética poderá ser feito através  da utilização de fontes de energia renováveis, modificação dos processos de fabrico, introdução de novas tecnologias e mudança de comportamentos.





O SGCIE – Sistema de Gestão dos Consumos Intensivos de Energia é regulamentado pelo Decreto-Lei n.º 71/2008, de 15 de Abril e aplica-se às instalações consumidoras intensivas de energia com consumos superiores a 500 tep/ano. O SGCIE prevê:

 

-Realização periódica de auditorias energéticas

-Planos de Racionalização dos Consumos de Energia